dez 11, 2013 Parques
Localizado em uma área de aproximadamente 900.000 m² de Mata Atlântica, o Zoológico de São Paulo exibe mais de 3.000 animais entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Entre eles estão espécies raras e ameaçadas de extinção, como o Gavial-da-Malásia e três das quatro espécies de micos-leão: mico-leão-preto, mico-leão-dourado e o mico-leão-de-cara-dourada.
Além de ser uma forma de lazer para crianças e familiares, o Zoológico de São Paulo desenvolve pesquisas, trabalha para conservar as espécies mantidas em cativeiros e promove ainda a conscientização do público por meio de suas três unidades: Zoológico, Zoo Safári e a Divisão de Produção Rural. Fundado em 1958, o Zoológico já recebeu mais de 85 milhões de visitantes, uma média de 1 milhão e 600 mil pessoas por ano.
Implantado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), o Zoológico de São Paulo está em um dos mais importantes espaços de preservação da Mata Atlântica na cidade. Ali e no Zoo Safári estão algumas das nascentes do Riacho do Ipiranga e dezenas de espécies da fauna nativa.
O Zoológico de São Paulo tem uma equipe de profissionais responsáveis com aproximadamente 400 funcionários efetivos, além dos estagiários, aprimorandos e voluntários. Os colaboradores responsáveis pela saúde dos animais realizam vacinações, quarentenas, exames, cirurgias, atendimentos clínicos, odontológicos em um amplo programa de medicina preventiva.
É de responsabilidade dos biólogos o manejo reprodutivo, a exposição e todos os outros cuidados necessários para manter as espécies em cativeiro no Zoológico de São Paulo
A alimentação dos animais segue as diretrizes do Programa de Enriquecimento Comportamental Animal (PECA). O “cardápio” de cada um deles é feito por zootecnistas e biólogos e preparado cuidadosamente pela equipe do Setor de Alimentação Animal do Zoológico de São Paulo. Para isso, são necessárias cerca de 1.500 toneladas de alimentos por ano.
Todo esse trabalho, que tem garantido a existência da Fundação, não teria sentido se não fosse sustentável. Por meio de seu Programa de Educação Ambiental e Inclusão Social, que aproxima a população dos trabalhos desenvolvidos pelas diversas áreas, o Zoológico de São Paulo busca despertar a consciência ecológica de seus visitantes.
Recentemente o espaço foi eleito o segundo melhor zoológico do Brasil e o quinto melhor da América Latina pelo site de turismo TripAdvisor. Atualmente, o Zoológico de São Paulo oferece também passeios noturnos para que animais que caçam à noite possam ser vistos.
Horário de funcionamento:
Diariamente das 9h às 17h – entrada até às 16h30
Valores da bilheteria e mais informações no site oficial do Zoológico de São Paulo
Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Estéfano, 4241
Saúde – Zona Sul
Tel.: (11) 5073-0811