set 16, 2014 Entretenimento, Exposição, Mundo
Está em cartaz pelo mundo a exposição Van Gogh Alive. Através de uma tecnologia chamada Sensory 4, a mostra apresenta os trabalhos do pintor em telas digitais gigantescas.
No momento a exposição acontece simultaneamente em São Petersburgo na Rússia, Charlotte nos EUA e mais recentemente em Almaty, no Casaquistão. Os organizadores da exposição são responsáveis por diversas exposições interativas. Em Van Gogh Alive eles prometem uma experiência nova em museus, aproximando as obras do público não só através da reprodução em grandes formatos, mas também com recursos de som e luz.
As obras expostas em Van Gogh Alive compreendem a produção do artista entre 1880 e 1890, ano da morte do pintor holandês. A coleção reúne os trabalhos feitos nas cidades de Arles, Saint Rémy e Auvers-sur-Oise, um vilarejo há cerca de 33 km de Paris, onde Van Gogh faleceu.
O artista morreu com 37 anos e nos últimos dois meses de vida produziu mais de 70 telas. Este surto criativo exposto em Van Gogh Alive foi uma recomendação médica para aliviar as crises psicóticas do pintor. Curiosamente, o “Retrato de Dr. Gachet”, um óleo sobre tela melancólico do médico foi vendido em 1990 a um japonês por US$ 82,5 milhões, quase R$ 200 milhões. O quadro foi a obra arrematada mais cara de toda a história durante muito tempo.
Em painéis de cinco metros de altura, é possível não apenas ver o trabalho de Van Gogh, mas enxergar de forma detalhada cada criação, apreciando a técnica apurada em cores vivas de encantadora expressão artística. Entre os quadros reproduzidos na exposição Van Gogh Alive está o famoso quarto de pensão pintado por ele, um registro do período que viveu em Arles. A Noite Estrelada, pintada em Saint-Rémy-de-Provence pode ser vista em detalhes ampliados que valorizam ainda mais a pintura.
Van Gogh Alive é composta por mais de 3.000 itens, incluindo fotografias e vídeos que apresentam as fontes de inspiração e o universo do pintor. Todos os ambientes do local, incluindo paredes, colunas, teto e até mesmo o chão são explorados pela exposição, em uma experiência totalmente imersiva.