A obesidade atinge 17,9% da população brasileira, o que a classifica como uma epidemia. Ela é hoje uma das doenças mais preocupantes do mundo, porém aqueles que sofrem desse mal precisam entender que existem maneiras de se tratar.
Combater a obesidade não significa só que o paciente deve perder peso pela questão estética, mas também porque existem fatores de risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
O principal problema no combate a diabete é o fato de que o corpo humano sempre evita perder peso. Sempre que você faz uma dieta mais restritiva, o organismo tenta diminuir seu metabolismo, para que você não perca tanto tempo quanto poderia. Hoje em dia é consenso que você consegue melhores resultados de emagrecimento se seguir uma alimentação mais balanceada.
O responsável pelo tratamento contra a obesidade é o médico nutrólogo. Eles são capazes identificar os erros e acertos na sua alimentação, bem como receitar remédios e suplementação necessária. Em último caso, pode até recomendar cirurgia.
Etapas do tratamento contra a obesidade
Atualmente o tratamento contra a obesidade é dividido em etapas, com o médico aconselhando medicamentos apenas em caso de necessidade, e a cirurgia bariátrica em casos extremos. Entenda o passo a passo:
- Nutrição e alimentação: para começar o tratamento, é preciso fazer uma reeducação alimentar. O médico irá criar um plano alimentar personalizado, pensando na dieta a longo prazo, mais fácil de ser mantida.
- Mudanças comportamentais: não basta mudar a alimentação, é preciso que o paciente abandone a vida sedentária, mudando seus costumes.
Esses passos irão acompanhar a vida do paciente daqui em diante. Os outros dois serão recomendados pelo médico apenas se necessários.
- Medicamentos: se os resultados forem satisfatórios, o médico pode receitar remédios específicos. Alguns casos de obesidade podem ser solucionados apenas através deles. Não existem, porém, muitos remédios disponíveis para esse tipo de tratamento no Brasil.
- Cirurgia bariátrica: se o paciente sofre de obesidade mórbida, diabetes de difícil controle ou é obeso há mais de dois anos, é recomendada a cirurgia de redução de estomago.
Para conhecer tratamentos contra a obesidade no Rio de Janeiro