abr 15, 2019 Bem Estar, Estética, Saúde, Slider, Tratamento e Prevenção
Você sabe o que são estrias? Elas são formadas devido a um rompimento do colágeno na superfície da pele e incomodam a maioria das pessoas que as possuem, homens ou mulheres.
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme.
Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.
Podem ocorrer em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.
Você sabia que existem diferenças entre as estrias vermelhas e as brancas? As vermelhas (ou arroxeadas) são as mais recentes, já as brancas são as mais antigas, atróficas e com um leve enrugamento, indicando que existem já há algum tempo.
As estrias vermelhas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos, responsáveis pela coloração avermelhada.
Elas ainda podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande, por isso existem alguns tipos de cuidados que podem melhorar a aparência e até cicatrizar este tipo de estria.
Enquanto isso, as brancas são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras da pele e essas geralmente não possuem tratamento, pois uma vez formadas não desaparecem completamente.
Existem tratamentos como lasers, dermoabrasão, micropigmentação, lipoaspiração, peeling e cremes que auxiliam na redução das estrias.
No entanto, estes devem ser realizados logo quando elas aparecem, possibilitando minimizar o aspecto das marcas, pois as estrias vermelhas são as que respondem melhor aos procedimentos.
O tratamento dessas cicatrizes é um verdadeiro desafio, pois precisa-se estimular a produção de colágeno e elastina, essenciais para a elasticidade da pele.
Existem tratamentos para estrias que trabalham formas de atenuá-las, melhorando sua aparência e deixando a pele menos marcada e enrugada, como lasers, dermoabrasão, dermaroller e peelings específicos.
Em São Paulo, existem Clínicas especializadas no tratamento de combate a estrias corporais. Contando com profissionais capacitados, a procura por essas clínicas vem aumentando consideravelmente. Para conhecer mais sobre o tratamento de combate a estrias em São Paulo, Clique Aqui e converse com especialistas.
Saiba mais no vídeo a seguir: