Tratamento com toxina botulínica para rugas em São Paulo

 

Procedimento estético com toxina botulínica

Para realizar esse procedimento é utilizada a toxina botulínica tipo A, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma bactéria causadora do botulismo. Entretanto, após pesquisas com a sua aplicação, foi notável sua atuação paralisante quando utilizada em pequenas doses, sem culminar em efeitos nocivos à saúde.

A partir disso, começou a ser utilizada pela estética para tratar e amenizar as rugas, principalmente as de expressão, decorrentes da contração repetitiva muscular, o que deixa o músculo hipertrofiado e com a tonicidade aumentada. Entre elas, destacam-se as rugas periorbitais, rugas glabelares, rugas profundas e rugas superficiais. Ou seja, as rugas de expressão decorrentes de quando expressamos nossas emoções como quando sorrimos ou estamos brabos.

O tratamento das rugas com Botox

O tratamento de rugas com a toxina botulínica é feito através da utilização de anestesia tópica seguida de uma pomada nas pessoas mais sensíveis, pois geralmente os pacientes não reclamam da dor devido à finíssima espessura da agulha. O procedimento demora aproximadamente 30 minutos, e os resultados começam a aparecer entre dois a sete dias após a aplicação. 

Quanto tempo dura a toxina botulínica?

A duração do efeito é temporária, em torno de quatro a seis meses, podendo ser realizadas aplicações novamente quantas vezes o paciente desejar, aumentando assim, a permanência dos efeitos. Porém, a repetição deve ser realizada com um intervalo de seis meses, para evitar possíveis riscos, como hematomas, perda da expressão facial, queda das pálpebras, enfraquecimento dos músculos etc.

A importância de um profissional qualificado

É imprescindível o cuidado que deve ser tomado na escolha do profissional que irá realizar o procedimento. Quando se opta por um profissional que não tem a qualificação necessária, às vezes devido ao menor valor cobrado pelo procedimento, o paciente está exposto a muitos riscos, visto que qualquer procedimento realizado indevidamente pode culminar em diversos efeitos colaterais, até mesmo ocasionar a morte em casos mais extremos.

Após o tratamento para rugas com a toxina botulínica, é indicado evitar a exposição solar, não deitar por quatro horas após a sessão, não realizar atividades físicas no dia da aplicação e não massagear a área tratada.

O surgimento das rugas

Os fatores do aparecimento das rugas

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros.

Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.

Dependendo da condição do paciente, o procedimento de aplicação de Botox não é indicado: se a pessoa estiver passando por algum processo inflamatório ou doença infecciosa; se a pele estiver com estado agudo de acne, já que os movimentos podem estimular as glândulas sebáceas e, assim, aumentar a oleosidade e/ou a inflamação.

Para estes casos, a drenagem facial é o tratamento mais adequado, pois incentiva a eliminação de toxinas.

Clínica em São Paulo onde o procedimento é realizado

Na Clínica Leger, uma da clínicas em São Paulo especializadas em tratamentos com toxina botulínica, a aplicação da toxina botulínica tipo A diluída em soro fisiológico é realizada através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, gerando uma paralisia temporária.

Essa substância após paralisar a musculatura faz com que ocorra posterior relaxamento, o que impede a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo. Consequentemente, as expressões que realizávamos involuntariamente não serão realizadas nem se realmente quisermos fazê-las, já que a toxina paralisou a região.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img