jan 14, 2015 Notícias
A Avenida 23 de Março recebe o maior corredor de grafite da América Latina. Os 15 mil m² do muro que cerca os 5,4 km da via que liga a zona sul ao centro da cidade serão preenchidos por grafiteiros de São Paulo em mais uma iniciativa para reduzir o aspecto cinza da cidade.
Em obra patrocinada pela prefeitura que custará R$ 1 milhão, mais de 200 artistas darão mais colorido à cidade. Além da limpeza dos muros, dos materiais para a produção dos grafites, e de alimentação, a Secretaria de Cultura disponibilizou o apoio da Guarda Civil Metropolitana e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para garantir a realização segura das obras. O maior corredor de grafite da América Latina terá também a ampliação da iluminação e o corte da grama do canteiro na Avenida 23 de Maio.
Com a produção iniciada em dezembro e prevista para ser concluída até o final de janeiro, o trânsito na Avenida enfrentou algumas dificuldades. Uma das pistas chegou a ser bloqueada para possibilitar o trabalho dos grafiteiros, havendo registro de dificuldade de fluxo no local. A lentidão provocada teve ainda grande parcela de curiosos que tiravam o pé para conferir os trabalhos do que será o maior corredor de grafite da América Latina. A organização concentra as pinturas da segunda metade do mês apenas nos finais de semana.
Do Terminal Bandeira na Vila Mariana até a passarela Ciccilio Matarazzo, em frente ao MAC, no centro da cidade, serão 70 muros grafitados. O painel que supera os murais da zona leste feitos para a Copa do Mundo, é o maior corredor de grafite da América Latina. Entre os mais de 200 artistas necessários para confeccioná-lo estão Rui Amaral, Binho Ribeiro, Eziel, Ozi, Mauro Neri, Mundano, Bárbara Goy, Enivo, Leon, Rui Amaral, Denys Evol, Toddy, Manulo, Tikka e Nick.
São Paulo tem uma das maiores comunidades de grafiteiros do mundo. O ponto de encontro desses artistas na capital paulista é o Beco do Batman, travessa na Vila Madalena onde nos anos 80, quando pouco se falava de grafite, o personagem dos quadrinhos foi encontrado pintado em um dos muros.