São Paulo recebe exposição com a obra de Miró em maio

0
1
A megaexposição acontecerá em 2015
A megaexposição acontecerá em 2015
A megaexposição acontecerá em 2015

A partir do dia 20 de maio de 2015, a capital paulista será palco da megaexposição que contará mais de 100 obras de Joan Miró. A recém-confirmada exposição do surrealista reunirá  quarenta pinturas, 22 esculturas, vinte desenhos, 25 gravuras, além de objetos criados pelo próprio artista. A mostra é trazida pelo instituto Tomie Otahke, que nesse ano já lotou as salas deu seu centro cultural com as obras de Salvador Dali e Yaoi Kusama.

A entrada será gratuita, e as peças chegarão a partir do ano que vem para aquela que promete ser a maior mostra de Miró que o Brasil já recebeu. Elas pertencem, na sua maioria, à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e à coleções individuais. A maior parte esteve exposta na exibição chilena “Joan Miró, La Fuerza de la Matéira”, que ficou em cartaz até outubro desse ano.

Muitas das obras estão expostas no Chile
Muitas das obras estão expostas no Chile

Como a expectativa é de atrair novamente cerca de meio milhão de pessoas para o instituo, uma grande preocupação é a organização da fila. Assim como está sendo feito na mostra de Dali, a ideia será distribuir senhas aos visitantes, para que todos entrem por ordem de chegada. Mais cedo, no começo do ano, o público enfrentou grandes dificuldades para visitar a exposição da japonesa Yaoi Kusama.

Miró faleceu em 1983 em Palma de Maiorca, na Espanha, e é reconhecido como um dos maiores pintores do movimento surrealista do começo do século XX. Tendo aprofundado seu contato com a arte quando esteve em Paris, onde conheceu as tendências modernistas da arte na época e teve contato com artistas como Pablo Picasso. Mas foi no ano seguinte, em 1920, que Miró se aprofundou no surrealismo junto com seu criador, André Breton. Desde então seu trabalho é aclamado internacionalmente.

Serviço Megaexposição Joan Miró

Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo)

A partir do dia 20 de maio

Entrada franca