set 29, 2015 Notícias
São Paulo Aberta é uma forma de governo que aproxima a população do poder público. Os pilares principal do governo aberto são participação, transparência, integridade e inovação tecnológica.
A São Paulo Aberta é organizada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto (CIGA/SP) formado por treze secretarias e a Prodam (Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação). O diálogo com o governo tornou-se mais fácil com o avanço das tecnologias de comunicação. O trabalho da Prodam é exatamente desenvolver cada vez mais essas tecnologias para a melhoria da vida do cidadão e a agilidade do serviço público.
Três iniciativas práticas possibilitam a aproximação da sociedade com o município. Uma delas é o Gabinete Aberto. Um programa quinzenal transmitido ao vivo pela internet e Rede SPSaudável, onde um secretário da cidade recebe jornalistas e responde às perguntas dos internautas. Utilizando a #GabinetedeBolso nas redes sociais é possível participar ativamente dos debates. As três perguntas mais curtidas com a hashtag no Facebook são respondidas pelo secretário competente. Além disso, o São Paulo Aberta também realiza consultas públicas, permitindo que os cidadãos opinem sobre os temas em discussão no âmbito municipal.
Para um debate mas qualificado o Governo Aberto também investe em formação. Além de debates com professores de universidades como USP, FGV, UFABC e Unicamp, 25 mil pessoas serão formadas por agentes de governo aberto selecionados via Edital. O objetivo é compartilhar cultura participativa e transparente por toda cidade. Na USP a parceria com a São Paulo Aberta resultou em uma disciplina sobre governo aberto no curso de Gestão de Políticas Públicas e na UFABC foi criado o “Observatório de Políticas Públicas”, para mais participação social e melhoria dos serviços públicos.
Após percorrer todas as 32 subprefeituras da cidade capacitando os conselheiros de cada região, o município toma como referência as experiências internacionais de governo aberto e debate com servidores formas de potencializar a administração. Com diálogos em rede, militantes e ativistas debatem a incorporação da tecnologia e das redes sociais pelos movimentos sociais ditos “tradicionais”.
Para conhecer melhor cada uma das atividades da São Paulo Aberta visite: http://saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/