Quem sofre de dor ciática costuma ter fisgadas, dormência, falta de sensibilidade e uma dor que toma conta das pernas, principalmente durante a noite.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força de diversas regiões do corpo, como as nádegas, as pernas e os pés.
A dor ciática não é uma doença, mas sim o sintoma de várias, por isso, é preciso ficar atento. A hérnia de disco, por exemplo, é a maior causadora desse tipo de dor.
Depois de diagnosticado, a dor ciática pode ser controlada, sendo que, somente em 10% dos casos é necessária a intervenção cirúrgica. O controle da dor geralmente acontece com períodos de descanso e diminuição da atividade física.
Para evitar problemas no nervo ciático é preciso que se tenha alguns cuidados. Procurar manter a postura correta ao sentarmos, levantarmos ou erguemos peso, por exemplo, é uma medida necessária.
Tentar manter o peso adequado, se agasalhar bem, praticar esportes com regularidade sem esquecer dos alongamentos são outros hábitos que ajudam a evitar a dor no nervo ciático.