A história indica que a Rua 25 de Março passou a existir no ano de 1865, substituindo a Rua de Baixo. O nome 25 de Março foi dado como uma homenagem realizada pela Câmara Municipal e pelo Poder Executivo, para referir-se ao dia em que foi redigida a primeira Constituição Brasileira de 1824, sendo outorgada pelo imperador D. Pedro I.
Os comerciantes do local, na década de 60, sofriam com devastadoras enchentes, que os obrigavam a vender as mercadorias com preços acessíveis, já que eles acabavam perdendo muitos produtos por não estarem preparados para esse fenômeno natural. Nessa época surgiram as vendas por atacado na região, tendo o comércio varejista surgido decorrente da concorrência entre os vendedores da rua.
Localizada entre as ruas Rangel Pestana e Paula Souza, atualmente a rua é conhecida pela sua grande movimentação, já que cerca de 450 mil pessoas circulam diariamente pelos seus 2.500 metros, o que leva ela a ser denominada como o maior centro comercial da América Latina. As lojas se difundem com barracas de camelôs e galerias, que vendem dos mais variados produtos, tanto nacionais quanto internacionais, com baixíssimo custo.
É preciso ter muita paciência para conseguir desfrutar das mercadorias desejadas no local diante da grande multidão. Além disso, é necessário saber escolher, já que são muitos os produtos piratas e de baixa qualidade que também se encontram em comércio. Entretanto, vale muito a pena passar pela confusão para encontrar alguns que são vendidos a preços muito mais caros nas grandes lojas da cidade de São Paulo. Os descontos também são obtidos com facilidade, quem pechincha pode conseguir até 20%. Basta negociar.
Como a circulação pela região é grande, o trânsito de veículos é fechado entre a Avenida Senador Queirós e a Ladeira do Porto Geral, de modo que o número de assaltos é amenizado. A fiscalização é facilitada e os comerciantes e consumidores apresentam mais comodidade. O horário de fechamento é o comercial, das 8 às 18 horas.
Serviço:
Local: Rua 25 de Março
Horário de funcionamento das lojas: Segunda à sexta, das 08 às 18 horas e aos sábados, das 08 às 17 horas.