out 02, 2014 Entretenimento, Shows
O Vale do Anhangabaú recebe neste final de semana (04 e 05/10) a segunda edição do festival Reunion of Dub. O evento reconstrói as populares festas de rua jamaicanas dos anos 50, as chamadas sound systems.
Realizada integralmente com financiamento coletivo, o festival Reunion of Dub segue os moldes da festa original, que com entrada simbólica, era produzida apenas com a venda de comidas e bebidas. A edição brasileira é viabilizada pela venda de adesivos que custam R$ 5 e camisetas por R$ 40. Mais do que uma preservação das raízes, uma iniciativa comercial inteligente, uma vez que o público da festa não usa cartão de crédito.
Tudo é montado amadoramente, ou quase isso. Sem dinheiro ou qualquer acesso a equipamentos novos, muito menos profissionais, os jamaicanos construíam verdadeiras paredes com caixas de som reutilizadas. Uma complexa e inusitada instalação elétrica fazia o sound system funcionar. A potência de todas as caixas juntas dava o clima de uma enorme festa. No caso do festival Reunion of Dub, uma estrutura um pouco mais profissional faz a festa durar dois dias.
O nome do festival, “Reunion of Dub”, lembra que foram nestas festas, em meio à diversão da população pobre da Jamaica, que originou-se uma série de manifestações culturais relevantes, entre elas o Dub. Originalmente este estilo musical era apenas um momento de improvisação com rimas faladas feitas pelo DJ ou selecta da sound system sobre músicas famosas, na maioria R&Bs norte-americanos. Isso mesmo, o reggae só seria popular na Jamaica na década seguinte. Atualmente o Dub é caracterizado por uma bateria marcante acompanhada de um baixo com pesados graves. Junto com a rima ainda estão diversos efeitos sonoros, desde interferências eletrônicas até sons aleatórios como cachoeiras, pássaros ou ranger de portas.
Outra herança das sound systems jamaicanas é o hip hop. Da brincadeira de rimar em cima de batidas prontas nasceu um dos mais genuínos estilos musicais norte-americanos. O festival Reunion of Dub agrega também o reggae e suas variações como o rocksteady e o ska, em uma grande festa que terá três palcos e 35 atrações. Entre brasileiros, africanos e ingleses aparece o jamaicano Errol Dunkle, precursor do reggae.
Todas as apresentações são feitas no estilo arena, sem palco, com o artista no mesmo nível do público. Confira no vídeo abaixo:
A programação completa do festival Reunion of Dub que deve reunir cerca de 20 mil pessoas está disponível na página do evento.
Foto da capa: ©2013 Matheus Rangel
Sábado e domingo, dias 4 e 5 de outubro
Das 12h às 22h
Grátis
Vale do Anhangabaú