jan 30, 2018 Cidades, Feiras e eventos, Slider
O desafio de gerar renda a partir da produção da borracha natural do Brasil por um caminho sustentável é o tema em discussão no painel “Rentabilizando a sustentabilidade da borracha natural”, que acontece no dia 9 de março de 2018. O evento acontece no Centro de Convenções Acirp, em José do Rio Preto, às 13h.
Especialistas de renome na área a exemplo de Cássio Scomaprin, diretor técnico da Planthec Rubber, Diogo Esperante, diretor de projetos da mesma empresa e do guatemalteco Pablo Dominguez, maior especialista em Certificação FSC em Borracha Natural do mundo, visam atrair produtores, técnicos agrônomos, empresários e estudantes. A discussão é considerada urgente em todas as indústrias que dependem de recursos naturais.
É um produto primário da coagulação do látex da Seringueira (árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, que foi introduzia posteriormente, por volta dos 1900, também no estado da Bahia). A extração e comercialização da borracha promoveu uma grande colonização na região Norte do Brasil, gerando riqueza e, consequentemente, transformações culturais e sociais, principalmente nas cidades de Manaus e Belém, que são até hoje os grandes municípios da região.
Na primeira década do século XX, essa extração da borracha gerou uma grande produção de pneus e incentivou o crescimento da indústria automobilística mundial. Em idos de 1912, a produção de borracheiro brasileira declinou por causa da concorrência estrangeira, em especial da inglesa, com suas plantações na Ásia.
Atualmente, a indústria pneumática é a maior consumidora do mundo quando o assunto é borracha natural, mas a sensibilidade deste setor em relação ao desafio de zerar as taxas de desmatamento ao redor do globo está aumentando. Por exemplo, no que diz respeito à produção de borracha natural no sudoeste asiático. Entretanto, o Brasil está na contramão dessa tendência, pois dispõe de uma vasta área apta para a produção deste material que está livre de desmatamento.
13h – Credenciamento
13h10 – Speed Dating
13h30 – Abertura Painel
13h40 – Palestra Sustentabilidade como fator estratégico no mercado mundial da Borracha Natural – Diogo Esperante
14h25 – Palestra Custo-Beneficio da Sustentabilidade no dia a dia de uma propriedade de Borracha Natural – Cássio Scomparin
15h20 – Palestra Casos de sucesso de Rentabilização da Sustentabilidade na Borracha Natural na Guatemala – Pablo Dominguez
16h10 – Painel Rentabilizando a Sustentabilidade da Borracha Natural
Mediadora: Thais Machado
Convidados: Diogo Esperante, Cássio Scomparin, Pablo Dominguez
17h30 – Encerramento com Happy Hour