mar 06, 2014 Entretenimento, Espetáculos
O programa Ópera Curta pretende difundir o gênero considerado elitista levando recitais pelas cidades do interior do estado, tudo sem custo. Criado em 2009 e incorporado pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa já alcançou 80 mil pessoas em cerca de 120 apresentações realizadas por 75 municípios.
Para 2014 estão previstas apresentações de Carmen, La Traviata, La Bohème, e a estreia da adaptação de Madame Butterfly. Ao todo 37 municípios devem ser contemplados.
Para facilitar a aceitação do espetáculo o projeto Ópera Curta realiza adaptações dos originais equilibrando o conteúdo entre história contada e cantada. A linha mestra da obra original é mantida com a presença das principais árias e duetos, sendo cantados na língua original com legendas. Enquanto isso, o enredo narrado torna a história mais compreensível. Assim, é possível “traduzir” a ópera quanto ao seu roteiro e manter as melodias e rimas da música como na obra original. Além disso, o gênero, que tradicionalmente apresenta espetáculos com mais de três horas, possui montagens com metade deste tamanho nas versões do Ópera Curta.
A próxima apresentação agendada é a encenação da ópera “Carmen” no Teatro Municipal Dona Zenaide em Jaguariúna, sábado (08/03) às 20h, com entrada gratuita.
O espetáculo narra a história de amor entre uma cigana, um tenente e um toureiro. Como toda ópera, a trama se desenvolve com ares de grande drama e de intensas cores românticas. Como toda adaptação do Ópera Curta, a montagem reúne as magníficas peças da ópera, o conteúdo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa.
Tudo isso torna o espetáculo uma obra original, que satisfaz os já admiradores de ópera e introduz quem nunca teve a oportunidade de presenciar o gênero. Atendendo o objetivo do projeto “Ópera Curta”.
Fique atento sobre a programação no site da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.