dez 23, 2014 Notícias
Áreas da zona azul teriam árvores para dividir vagas de estacionamento nas ruas. Com a ideia, a administração de Fernando Haddad suprirá parte da meta de 900 mil mudas até o fim de 2016.
Depois de plantar 235 mil mudas nos dois primeiros anos de governo, o secretário do Verde e Meio Ambiente deparou-se com a falta de espaço para plantio no solo impermeabilizado da cidade. Wanderley Meira do Nascimento supervisiona uma equipe de agrônomos que está realizando testes para o plantio de árvores para dividir vagas de estacionamento em pequenos canteiros no asfalto. Para não ocorrer rachaduras no solo e nem haver risco das árvores crescerem demais e acabarem por estreitar o espaço entre os carros, as espécies devem ser de raízes profundas e caule não muito grosso.
O teste está sendo feito em uma pequena área de estacionamento na Cohab José Bonifácio, na zona leste. A maioria das árvores para dividir vagas de estacionamento são nativas do Estado, como ipê-amarelo, caroba, apê-branco, chuva-de-ouro, ipê-amarelo-do-brejo e manacá-da-serra. O bolsão, onde estão alojadas até agora 59 mudas, foi visitado pelo prefeito de São Paulo na semana passada.
Os parklets, espaços de convivência instalados nos estacionamentos públicos em algumas ruas da cidade, devem aumentar em número com o plantio de árvores para dividir vagas de estacionamento. A experiência já funciona em cidades como Amsterdã, na Holanda.
Em meio a crise de água em São Paulo, o projeto de arborização da cidade, pretende aumentar as bordas de áreas de proteção ambiental, as chamadas APAs. Deverão receber mais árvores as APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos, na zona sul da cidade, além da Serra da Cantareira, ao norte. Com manutenção dessas áreas verdes preservam-se a fauna e os mata ciliar que protege os rios dentro das APAs. O plantio de árvores para dividir vagas de estacionamento cria brechas no asfalto que permitem a manutenção do lençol freático e dos rios subterrâneos, são muito procurados após a crise no abastecimento.