maio 07, 2015 Notícias
Jardins verticais serão instalados nos prédios vizinhos ao Minhocão com recursos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA). A Prefeitura está recebendo cartas de intenção dos prédios com empenas cegas localizados a uma quadra do Elevado Presidente Costa e Silva.
A partir da publicação do Decreto n° 55.994 em março deste ano, obras e serviços podem ser utilizados como meio de compensação ambiental disponibilizando sua estrutura para construção de jardins verticais e coberturas verdes. Valendo-se do Decreto, a Secretaria do Verde utilizará os valores arrecadados das incorporadoras por meio dos Termos de Compensação Ambiental, para construir jardins verticais no Minhocão.
O Minhocão tem sido motivo intenso de debates por causa dos prejuízos de segurança, higiene e principalmente visual que traz a todos os paulistanos e especialmente aos moradores do local. Leia mais em: Desativação do Minhocão deve ocorrer até 2029
Os jardins verticais são uma alternativa para aumentar áreas verdes, sem destruir nenhuma construção e ainda valorizando o imóvel e a região. As vegetações plantadas paralelamente a superfícies verticais além de melhorar a paisagem urbana, filtram a poluição, criam conforto térmico tanto no edifício quanto no entorno, auxiliam no controle da umidade e constroem significativa barreira acústica.
Para desfrutar de todos esses benefícios, os prédios que estão “de costas” para o Minhocão, ou seja, que possuem paredões sem janelas a uma quadra do Elevado, poderão entregar uma carta de intenção candidatando-se a receber um jardim vertical da Prefeitura de São Paulo. A escolha será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA) a partir de critérios como os benefícios reais que poderão ser proporcionados pela nova área verde em relação a poluição sonora e o calor no entorno.
Quem ainda sente-se inseguro sobre a instalação de jardins verticais no Minhocão, deve lembrar que não há riscos de infiltração, pois a irrigação é automatizada, o que também permite pouca manutenção. Caso síndico e condôminos venham a arrepender-se por algum outro motivo, o jardim vertical pode ser retirado sem que a superfície original seja danificada.
Os prédios que estão a uma quadra do Minhocão e que quiserem candidatar-se a receber um jardim vertical deverão entregar uma carta de intenção na sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), localizada na Rua do Paraíso, 387/389 – térreo, de segunda a sexta das 9h às 16h. Mais informações: 3266-5869