Um dos mais importantes teatros de todo o Brasil, o Theatro Municipal de São Paulo é dos pontos turísticos/cartão postal da capital paulista. Bem no centro da cidade, mais precisamente na Praça Ramos de Azevedo, o museu foi inaugurado em 1911, no intuito de atender o desejo da elite paulistana à época deixando a desejar em relação aos outros centros culturais.
O estilo arquitetônico do Theatro Municipal é marcante por buscar a semelhança com os mais importantes do mundo, sendo especialmente inspirado na Ópera de Paris. Desde 1981 o edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado de São Paulo, quando a Condephaat o tombou. A notabilidade histórica do local também é relevante, sendo palco da Semana de Arte Moderna, um marco na história do Modernismo do Brasil.

Considerado um dos palcos de maior respeito do Brasil por apresentar um dos maiores e melhores produções líricas do país. O teatro teve importantes artistas pisando em seu palco a exemplo de Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Mario Del Monaco, Maria Callas, Renata Tebaldi, Bidu Sayão, Benito Maresca, Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Pietro Mascagni, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Margot Fonteyn, Vaslav Nijinski, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov.
É administrado desde o ano de 2011 pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, o que fez o teatro ter mais autonomia neste âmbito. Em 2012 passou a contar a Praça das Artes, um anexo e principal conjunto arquitetônico que abriga corpos artísticos e que também funciona como extensão das atividades do local. O Theatro Municipal também é a sede da Sala do Conservatório, da Escola de Dança da São Paulo e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Veja também outros posts da série pontos turísticos de São Paulo:
– Pontos turísticos de São Paulo: MASP
– Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista
– Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera
– Pontos turísticos de São Paulo: Casa Mário de Andrade