Um dos mais célebres e importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, por óbvio, se tornou um dos mais procurados e comentados pontos turísticos da cidade.
Seu é edifico datado de 1900, loca-se no Jardim da Luz, centro de São Paulo, tendo sido projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, à época para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Fundada em 1905, é mais antigo museu de arte de São Paulo, foi regulamentada como museu público estadual desde 1911.
A Pinacoteca do Estado teve, em 1990, uma importante reforma conduzia por Paulo Mendes da Rocha para, em seguida, tornar-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do Brasil. Integrou-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos voltados à cultura e mantendo ativa produção bibliográfica.

Popularmente conhecida como Pina, a instituição artística também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, ou também Pina Estação, que se localiza no antigo edifício do DOPS, no Bom Retiro. Lá, acontecem exposições temporárias de arte contemporânea e também são mantidos locais como Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da instituição.
Seu acervo é um dos maiores e mais representativos na arte brasileira, com ele, a Pinacoteca do Estado conta com mais de dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura do país dos séculos XIX e XX.
Nela, pode-se destacar a Coleção Brasiliana, integrada por obras de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país. A coleção Nemirovsky que contem um expressivo conjunto de obras-primas do conhecido modernismo brasileiro, além da mais recente Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês do janeiro do ano de 2015.
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: MASP
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera