Pontos turísticos de São Paulo: Mercadão

0
1
O Mercado Municipal de São (Mercadão) durante a noite.

Popularmente conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal Paulistano é uma importante peça arquitetônica de São Paulo, destacando-se, nos dias atuais, como polo cultural e um dos pontos turísticos da cidade.

Edifício localizado no centro histórico de São Paulo, tida como capital do estado homônimo brasileiro, fica entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado. Sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado, antigo Várzea do Carmo, é um importante, é claro, mercado da cidade.

Projetado inicialmente pelo engenheiro Felisberto Ranzini, que também tocou os projetos do Teatro Municipal e da Pinacoteca, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. Com mais de oito décadas de vida, primordialmente feito para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado em comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios, teve como sua primeira função um armazém de pólvora e munições.

Espaço com 12600 metros quadrados, capazes de abrigar mais de 1500 funcionários que, por sua vez, chegam a movimentar cerca de 350 toneladas de produtos alimentícios por dia nos seus mais de 290 boxes. Além de trabalhadores, o Mercadão recebe semanalmente cerca de 50 mil pessoas.

Para ser um permissionário, nome dado aos lojistas e aos comerciantes que têm permissão de usufruir do espaço comercial do Mercadão, os boxes, é necessário se vincular a Renome, associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos, que representa os permissionários.

O Mercado Municipal Paulistano, popular Mercadão, é o ponto turístico da semana na série de pontos turísticos de São Paulo.
O Mercado Municipal de São (Mercadão) durante a noite.

Mercadão (tombamento)

Por ser um bem cultural de interesse histórico-arquitetônico da cidade de São Paulo, o Mercadão foi tombado em processo que se iniciou em 1988, por Silvia Beatriz Santana Amorim. Além disto, o Mercadão é tido como grande centro de abastecimento, uma referência consagrada e um espaço de convivência e sociabilidade no centro da capital paulista. O lugar passou por restauração no ano de 2004, que incluía a construção de um mezanino para dar espaço a mais restaurantes.

Veja também outros posts da série pontos turísticos de São Paulo:

– Pontos turísticos de São Paulo: MASP

– Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista

– Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera

– Pontos turísticos de São Paulo: Casa Mário de Andrade

Pontos turísticos de São Paulo: Theatro Municipal