Pontos turísticos de São Paulo: o Centro Cultural Banco do Brasil

0
1

Localizado no Centro Histórico da cidade São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, sediado na Rua Álvares Penteado (esquina com a Rua da Quitanda), é um dos pontos turísticos mais conhecidos do município. Com fácil acesso, que pode ser feito pelo metrô, tanto pela estação Sé quanto pela São Bento, o Museu de Arte fica em uma rua que é exclusiva para pedestres.

Edifício antigo, construído em 1901, só inaugurado como CCBB em 2001, mesmo tendo sido comprado pelo Banco do Brasil em 1923. Anteriormente uma agencia bancaria após o trabalho do engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior, funcionou assim de 1927 até 1996, com a alcunha de primeiro prédio próprio adquirido pelo Banco do Brasil em São Paulo.

Elementos de arquitetura original foram restaurados no intuito de manter as linhas que o tornam mais significativos, mantendo a identidade arquitetônica do início do século da cidade. A sede conta com 4.183 metros quadrados que comportam salas de exposições, um cinema, um teatro, um auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e um café.

O CCBB também é a quinta instituição cultural mais visitada do Brasil e a 69ª no mundo, segundo ranking feito pela publicação inglesa The Art Newspaper. Seu teatro tem capacidade para 130 pessoas.

Centro Cultural Banco do Brasil, foto do Flickr de Antonio Thomás Koenigkam Oliveira
Centro Cultural Banco do Brasil, foto do Flickr de Antonio Thomás Koenigkam Oliveira

Centro Cultural Banco do Brasil, um bem tombado

Patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o CCBB foi tombado em 2004 depois do seu processo definido em 2004. O edifício, apesar de reformas de adequação, não teve muitas alterações desde de 1927, data da inauguração como agencia bancária.

As pequenas intervenções deram-se por necessidades técnicas, a exemplo de instalação de elevadores, equipamentos de combate à incêndio e equipamentos elétricos. Estas alterações tinham como finalidade a adequação do imóvel às normas vigentes nos órgãos de seguranças.

A fachada do CCBB, no Centro Histórico de São Paulo. Foto: Wikipedia
A fachada do CCBB, no Centro Histórico de São Paulo. Foto: Wikipedia