abr 30, 2018 Museus, Slider, Turismo
A Casa Mário de Andrade, imóvel onde morou o notável escritor brasileiro Mário de Andrade, atualmente é um ponto turístico da cidade de São Paulo que exerce a função de um museu.
Tombado pela Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pela CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Cultural da cidade de São Paulo), a casa é situada na Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda.
Projetada por Oscar Americano em idos da década de 20, a casa é um sobrado geminado em estilo eclético, em alvenaria de tijolos no qual Mário de Andrade viveu de 1921 até 1945, o ano de sua morte.
Lá, Mário costumava a receber, geralmente às terças-feiras, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, que juntos formavam o Grupo dos Cinco, intelectuais responsáveis pela defesa e pela formação da Semana de Arte Moderna.
Pertencente à Secretária do Estado da Cultura, a Casa Mário de Andrade desde 1990 funciona como a Oficina da Palavra, também conhecido mais recentemente como Oficina Cultural Casa Mário de Andrade. Ela tem uma programação voltada ao teatro e à literatura. No ano de 2015, tornou-se museu, no qual são expostos objetos de Mário de Andrade, como óculos, cartas inéditas, pastas de couros entre outros pertences característicos.
Veja também: Pontos turísticos de São Paulo: Pinacoteca do Estado
A Casa foi reaberta exatamente no ano no qual Mário de Andrade viria a completar seus 70 anos. Nascido em 9 de outubro de 1893, Mário graduou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com o oficio da literatura começou a tecer críticas redigidas a veículos de comunicação da época.
Durante vida, ele também foi professor de piano, musicista, crítico, tanto em jornais quanto em revistas, romancista, compositor, poeta, pesquisador e cronista. Além disto, foi o fundador da Sociedade da Etnografia e Folclore, concomitantemente a cargos públicos diversos que exercera, como o de diretor do Departamento Municipal de São Paulo.
Veja também outros posts da série pontos turísticos de São Paulo:
– Pontos turísticos de São Paulo: MASP
– Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista
– Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera