jun 19, 2018 Entretenimento, Slider, Turismo
Localizado do bairro paulistano de Cerqueira César, o Baixo Augusta ou Baixo Paulista é um ponto turístico de São Paulo perfeito para quem busca por noitadas, inclusive, é considerado a 4ª melhor dentre todas as capitais do mundo. Nela encontram-se teatros, cinemas, bares e baladas, das melhores da cidade.
Fica no eixo norte da Rua Augusta, passando pela Avenida Paulista e também em algumas das transversais vai até a Praça Roosevelt. Envolve as ruas da Consolação, Bela Cintra, Frei Caneca, Peixoto Gomilde e Caio Prado. Atem-se às ruas Bixiga, Bela Vista, República e região dos Jardins.
Em seu território estão lugares tradicionais de São Paulo como a Paróquia do Divino Espírito Santo e outros mais recentes como cursinhos pré-vestibulares, faculdades além de também locais de serviço e entretenimento como hospitais, teatros, hotéis, cinemas, brechós e shoppings.
Um destes shoppings, o Frei Caneca, recebe em média diária 22 mil visitantes, ainda há o Shopping Center 3, o 4º Distrito Policial, o São Paulo Athletic Club. As estações Paulista e Consolação da linha do Metrô de São Paulo te deixam na cara do Baixo Augusta. Responsável pelo ensino, desenvolvimento e pesquisa no campo de tecnologia e de educação matemática, a PUC-SP também fica nesta região da cidade.
Tradicional, também, por sua área de lojas de artesanato, decoração, colchoaria, móveis e tapeçaria fina, a Rua Augusta passa por um processo de gentrificação, o que, por sua vez, causa uma revitalização em seu entorno, tanto por investimento da parte pública quanto da parte privada. Com isto, o comércio antigo a exemplo de bares e prédio residenciais dá espaço a novos estabelecimentos que movimentam culturalmente a cidade.
Um conjunto de cinco casas do início do século XX, que fica na esquina das Ruas Augusta e Marquês de Paranaguá, no centro da cidade, após 20 anos de análise foi tombado pela Proteção ao Patrimônio Histórico de São Paulo (Conpresp). Antigo casario recebeu a condecoração e teve sua fachada restaurada e abria uma casa noturna. O processo foi aberto no longínquo ano de 1991, a pedido do bairro.
Veja também outros posts da série pontos turísticos de São Paulo:
– Pontos turísticos de São Paulo: MASP
– Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista
– Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera
– Pontos turísticos de São Paulo: Casa Mário de Andrade
– Pontos turísticos de São Paulo: Theatro Municipal
– Pontos turísticos de São Paulo: Mercadão