Pontos turísticos de São Paulo: Bairro da Liberdade

0
1
Bairro da Liberdade por Luísa Celiberto.

Conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa de São Paulo, o bairro da Liberdade é o ponto turístico da semana. Localiza-se em parte no distrito da Liberdade, em outra no distrito da Sé. Você pode chegar à considerada maior comunidade nipônica do mundo, fora do Japão, por três estações de metrô: Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, todas essas da Linha 1 – Azul.

Era 1912 quando a presença japonesa começou a se fazer presente no bairro da Liberdade com seus imigrantes residindo em ruas como Conde de Sarzedas, ladeira íngreme, a qual possuía um riacho na parte mais baixa, além de uma área de várzea.

Aí nascia, de fato, o bairro Liberdade, com esse pequeno grupo de japoneses que deram o pontapé inicial na formação da maior colônia japonesa fora de seu país originário. Assim vários comércios surgiram, a arquitetura ganhou ares orientais, assim como os hábitos e tradições culturais.

O tradicional bairro da Liberdade, maior reduto da comunidade japonesa fora do Japão
Bairro da Liberdade por Luísa Celiberto.

Festividades do Bairro Liberdade

Atualmente, o bairro já conta com coreanos e chineses na região, o que influenciou nos costumes locais, a exemplo do Ano-novo chinês, que é comemorado lá. Em abril, o Hanamatsuri, festival das flores é realizado juntamente à Federação das Seitas Budistas, nele há, inclusive, o desfile do grande elefante branco, carregando o pequeno Buda.

Em junho, é a vez do Campeonato de Sumô da Liberdade, no mês seguinte, tem o Tanabata Matsuri, festival das estrelas, realizado em parceria com a Associação Miyagui Kenjinkai. Neste festival as ruas do bairro são enfeitadas com bambus e enormes enfeites de papel os quais simbolizam estrelas.

No mês de dezembro há duas comemorações: O Toyo Matsuri, festival oriental, voltado à cultura oriental, no qual o bairro recebe o Nobori, grande bandeiras verticais coloridas; e o Moti Tsuki, festival de final do ano.

O tradicional bairro da Liberdade, maior reduto da comunidade japonesa fora do Japão
O comércio no bairro Liberdade. Foto de Opinoso

Veja também outros posts da série pontos turísticos de São Paulo:

Pontos turísticos de São Paulo: Parque da Independência

– Pontos turísticos de São Paulo: Baixo Augusta

– Pontos turísticos de São Paulo: MASP

– Pontos turísticos de São Paulo: Avenida Paulista

– Pontos turísticos de São Paulo: O Parque Ibirapuera

– Pontos turísticos de São Paulo: Casa Mário de Andrade

– Pontos turísticos de São Paulo: Theatro Municipal

– Pontos turísticos de São Paulo: Mercadão