Durante o período de recesso escolar, os Planetários de São Paulo Professor Aristóteles Orsini e o do Carmo estarão com sua programação voltada para os mistérios da constelação e seus cometas. Tanto um quanto o outro promovem o projeto Sessão de Verão, com quatro sessões diárias das 10h às 17h, de quarta a domingo. A visitação está disponível até o dia 24 de fevereiro de 2017 e é gratuita, portanto, para visitar os espaços, é necessário retirar senhas de acesso com uma hora de antecedência, preferencialmente.

Nas salas de projeção desses planetários, são apresentadas cerca de 5 mil estrelas, onde é possível observar o céu de qualquer região do planeta Terra a qualquer época, assim como simular viagens espaciais pelo universo. Nessa viagem virtual que os visitantes realizam, os planetários são transformados em verdadeiras naves espaciais que seguem com a sonda Rosetta pelo Sistema Solar para encontrar o cometa 67P. Essa simulação é inteiramente baseada na missão espacial da NASA em 2004 – que teve duração de 12 anos e acabou com o pouso de um instrumento feito pelo ser humano na superfície de um cometa. Além de apresentar constelações ocidentais e indígenas e a localização de alguns planetas como Marte e Vênus, a programação dá a oportunidade aos visitantes de aprender mais sobre as descobertas mais recentes referentes à exploração espacial.

O Planetário Professor Aristóteles Orsini se localiza no Parque do Ibirapuera, sendo o primeiro planetário do Brasil. O endereço é Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10. Já o Planetário do Carmo fica no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista. Também chamado de Planetário Professor Acácio Riberi, é o planetário mais moderno da América do Sul, capaz de projetar mais de 9 mil estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos.