dez 22, 2014 Notícias
Imagem ruim dos paulistanos tem como o pior dos defeitos o egoísmo. Segundo pesquisa do Datafolha, 46% dos brasileiros concordam que “os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros”. Aumento de quatro pontos em relação a primeira pesquisa, feita em 2013.
A imagem de que São Paulo tem a maior carga horária do país também caiu: 73% não acreditam completamente na ideia de que os paulistanos trabalhem mais do que os demais brasileiros. Ao mesmo tempo, a visão de que São Paulo é “a locomotiva do Brasil”, perdeu cinco pontos percentuais, chegando a um nível de concordância de 43%.
Segundo a pesquisa, que entrevistou brasileiros de todas as regiões, menos de São Paulo, mesmo com a queda na participação do PIB nacional, a autoestima dos paulistanos continua em alta: para 39%, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”. Por outro lado, subiu de 16 para 20% o número de brasileiros que acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país, enquanto apenas 10% dos entrevistados acreditam que “os brasileiros têm inveja dos paulistanos”.
Os brasileiros retrataram uma imagem ruim dos paulistanos, com declínio na última década. Em resumo, quem é de São Paulo é percebido como egoísta, invejoso e orgulhoso. Além disso, o aspecto workaholic tem se espalhado por todo o Brasil, e na visão das cinco regiões, uma vida agitada é cada vez menos exclusividade de São Paulo.
Foram ouvidas 2.896 pessoas pelo Datafolha em todas as regiões do país, menos na cidade de São Paulo, entre os dias 2 e 3 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos.