mar 17, 2014 Comportamento
O trabalho de conclusão de curso de Karin Salomão, aluna de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é mais um projeto que desvenda a cidade. Intitulado PerfiSPaulistanos, o trabalho revela a identidade de personagens que trabalham muito perto dos holofotes mas que nunca saem das sombras.
No site do TCC é possível ler histórias como a de Edison Cabral, que trabalha no Edifício Martinelli há 12 anos. Quando como foi contratado como porteiro do prédio que já foi o mais alto da América Latina, Edison não imaginava que um dia poderia tornar-se relações públicas e guia de visitação de um dos pontos que oferece uma das mais belas vistas da cidade.
São pessoas desconhecidas, que nos bastidores fazem a cidade funcionar.
A compilação dos 17 primeiros perfiSPaulistanos que ajudaram a estudante a se formar foram feitas durante um ano. Por este período, Karin Salomão andou exaustivamente de metrô, ônibus e a pé, atrás de pessoas que estivessem por trás dos acontecimentos.
Em meio a tudo isso ela viveu a cidade de verdade. “Comi o sanduíche de mortadela do Mercadão e o de pernil do Bar do Estadão, além de inúmeros lanches da Feirinha Gastronômica”. No site do trabalho estão também passeios recomendados pela formanda por pontos turísticos não tão famosos assim, mas nem por isso menos interessantes.
O plano é publicar um perfil por semana e revelar novos personagens para o público. O objetivo de Karin, ao continuar o PerfiSPaulistanos, é fazer as pessoas verem a cidade de outra forma. Através dos novos perfis e de seus textos, ela quer que mais pessoas sejam capazes de aproveitar tanto a cidade quanto ela aproveitou.
http://perfispaulistanos.wordpress.com/