O peeling de fenol (ou peeling profundo) é um tratamento estético facial que visa o rejuvenescimento do paciente. Diferente de outros procedimentos similares seus resultados são bastante expressivos e é possível atingir um rejuvenescimento de até 20 anos.
Essa modificação na aparência é resultado de um tratamento bastante agressivo, que exige uso de anestesia e acompanhamento médico. Enquanto outros peelings atuam apenas na superfície da pele, esse consegue atingir suas partes mais profundas.
Pessoas que sofrem com cicatrizes de acne, rugas profundas ou pele extremamente envelhecida são as que podem realizar o peeling de fenol. Casos mais amenos devem evitar esse procedimento, que é doloroso e de longa recuperação.
Como é o peeling de fenol
O peeling começa com o paciente recebendo anestesia e a pele começa a ser limpa e desengordurada. A solução com fenol é aplicada então no rosto, uma região por vez: primeiro a região frontal (testa), infraorbital (em volta dos olhos), malar (bochechas) e para terminar, perioral e mentoniana (em volta da boca e queixo). Entre cada aplicação é necessário uma pausa de até 20 minutos, para que o produto adentre a pele e faça resultado.
Após a aplicação, a as proteínas do sangue vão para a superfície, em um processo chamado coagulação sanguínea, o que deixa a pele branca. Para terminar, uma máscara oclusiva, para acalmar a pele, é colocada no rosto do paciente. Todo o processo leva cerca de 1h30.
Cuidados antes e depois do peeling de fenol
As preparações para o peeling de fenol começam um mês antes da aplicação. O paciente deverá usar protetor solar com fator de proteção no mínimo 30 para se proteger da radiação solar. Também será preciso aplicar diariamente um creme no rosto, feito a base de ácido retinoico, hidroquinona e um corticoide leve.
O paciente precisará usar analgésicos e anti-inflamatórios entre as primeiras 12 e 24h após o peeling de fenol. A pele deve ficar sempre limpa, hidratada, protegida e o paciente deve evitar exposição solar.
São necessários cerca de três meses para o paciente se recuperar do procedimento, e os resultados podem levar cerca de seis meses para aparecerem.