Localizado na zona oeste da capital paulista, o Parque Villa-Lobos é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade. Com uma área de 732m², conta com grande estrutura, aliando o contato com a natureza e a prática esportiva. Ciclovia, quadras poliesportivas, quadras de futebol, playground e bosques com espécies da mata atlântica são as alternativas para quem procura o local. O parque ainda possui aparelhos de ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete e um anfiteatro com 750 lugares.
Estima-se que durante os dias úteis o parque receba 5 mil pessoas. Já nos finais de semana e feriados, o número de visitantes pode chegar a 30 mil.
A área onde está localizado o Parque Villa-Lobos, servia, até 1989, como depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), onde cerca de oitenta famílias recolhiam alimentos e embalagens. Era utilizado também como depósito tanto de entulho da construção civil como do material que era dragado do Rio Pinheiros.
Em 1987, devido a comemoração do centenário de nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, foram apresentados estudos que visavam a criação de um parque temático na área. O parque começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) em 1989, quando algumas famílias que viviam no local foram removidas e o entulho existente foi retirado e utilizado para tornar o espaço mais plano.
O projeto original previa o parque como uma “cidade da música”, com auditórios, teatros e centro de convivência musical. Mas a partir de 2004, com a administração da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), foram iniciadas intervenções e manutenções visando a expansão do parque como área verde. A arborização do parque foi concluída em 2006.
Dentre as atrações do Parque Villa-Lobos, destacam-se a trilha “Vai pela sombra”, feita de pedriscos e que percorre os principais bosques do parque; o circuito das árvores, uma passarela elevada construída com madeira de reflorestamento e que possibilita uma aproximação com os pássaros; o orquidário Ruth Cardoso, onde é possível acompanhar a beleza das orquídeas; e o espaço ouvillas, onde os visitantes podem sentar e relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos.
O local foi um dos primeiros a garantir acessibilidade universal, contando com sanitários adaptados e uma grande área plana com caminhos nivelados. Alguns brinquedos permitem o acesso de cadeirantes, como a casinha na montanha e uma caixa de areia. O Villa-Lobos também conta com um telefone público para deficientes auditivos.
SERVIÇO:
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001.
Alto de Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05461-010
Telefone: (11) 3021-6137
Horário de funcionamento do parque: Todos os dias das 5h30 às 19h. Durante o horário de verão, até às 20h.
Crédito das imagens:
Parque Villa-Lobos divulgação
Orquidário por Ernandes C. Santos
Gramado por Felipe Borges
–