O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista, com projeto do paisagista francês Paul Villon.
O nome Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir no local onde hoje se situa o Museu de Arte de São Paulo, em frente ao parque, um clube com o nome Trianon. Em 1924, o parque foi doado à prefeitura de São Paulo, e, em 1931, recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos.
Na época de sua inauguração, o ambiente cultural da cidade era dominado por influências do romantismo europeu, sendo assim, o parque acabou ganhando ares de um jardim inglês, apesar de sua exuberante vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica da região.
A partir de 1968 o parque passou por várias mudanças que tiveram a assinatura do paisagista Burle Marx e do arquiteto Clóvis Olga. Recentemente o local foi tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP.
O Parque Trianon possui em seu interior, além da única reserva remanescente de mata atlântica da região, outros atrativos como a estátua do Fauno de Vítor Brecheret, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil, sanitários públicos e centro administrativo, tornando-se um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista.
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1700 da Av. Paulista) – Jardim Paulista
Funcionamento:diariamente das 6h às 18h
Telefone: (11) 3253-4973 e (11) 3289-2160
Metrô: Linha 2 Verde – Estação Trianon – Masp