O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto Estadual 29.181, de 1988, criou o Parque Nascentes do Tietê. O tombamento da nascente, pelo CONDEPHAAT, ocorreu em 21 de fevereiro de 1990. Apenas em 1996 o parque é inaugurado oficialmente e aberto para visitação.
Durante a comemoração do IV Centenário de São Paulo, em 1954, a Sociedade Geográfica Brasileira organizou uma expedição pelo rio Tietê, com o objetivo de revelar onde nascia o rio. Após estudos e mapeamentos a fonte foi encontrada no município de Paraibuna, em terras pertencentes a um pecuarista da região. Paraibuna faz divisa com Salesópolis, que abriga a nascente e o parque.
Com 1,34 milhão de m², o local preserva e valoriza a nascente do rio e a diversidade da flora e da fauna da região. A cada mês, mais de duas mil pessoas visitam o parque.
A área, coberta por Mata Atlântica, possui como atrativos a observação das nascentes do rio Tietê, visitas monitoradas e educativas em quatro trilhas (da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque), um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do rio, histórico sobre o rio, as cidades que percorre, a eclusa de Barra Bonita e, ainda, uma sala das águas onde se analisa e observa a qualidade das águas do rio coletadas nas cidades por onde ele passa.
Endereço: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6, no bairro Pedra Rajada, Salesópolis. Acesso no km 107,5 da SP-088.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4696-1718
Ingresso: R$3,00