Localizado entre as avenidas 23 de maio, IV Centenário, Pedro Alvares Cabral e República do Líbano, o Parque do Ibirapuera abriga playgrounds, quadras poliesportivas, planetário, escolas, museus, pavilhões e muitas outras atrações.
Em 1920, José Pires do Rio, pensou em transformar a área, onde ficava um terreno de chácaras e, antigamente, teria sido uma tribo indígena, em um parque seguindo os modelos dos existentes na Europa e Estados Unidos. Para fazer, na área, um parque semelhante a um Hyde Park (de Londres), ou a um Central Park (de Nova Iorque), seria preciso vencer um grande obstáculo natural: a água.
O terreno, situado em uma região alagadiça, tornou-se próprio para passeio somente quando Manuel Lopes de Oliveira plantou uma centena de eucaliptos australianos, com o objetivo de drenar o excesso de água.
Em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez, decidiu formar uma comissão para materializar o parque para, com isso, criar um marco das comemorações do quarto centenário da cidade.
Criada a comissão, o famoso arquiteto Orcar Niemeyer ficou responsável pelo projeto arquitetônico, já o projeto paisagístico ficou sob os cuidados de Roberto Burle Marx.
O parque, no formato que se conhece hoje, foi entregue ao povo paulistano em 21 de agosto de 1964, tornando-se o parque mais frequentado da cidade.
Sua estrutura esportiva conta com pista de cooper de 1.500 metros; pista de corrida de 6 mil metros, contornando o grandil do parque; ciclofaixa de 3 mil metros; campo de futebol de saibro; dois playgrounds; praça de jogos próxima a sede da Guarda Civil Metropolitana com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez/damas e sete quadras poliesportivas.
O Parque dispõe de diversos espaços culturais, entre eles o planetário Professor Aristóteles Orsini; a Escola Municipal de Astrofísica; a Escola de Jardinagem; o Pavilhão Japonês; o Museu Afro Brasil (Pavilhão Manoel da Nóbrega); o Museu de Arte Moderna (MAM); o Jardim de Esculturas; a Fundação Bienal e Porão das Artes (Pavilhão Ciccillo Matarazzo); o Museu de Arte Contemporânea; a Oca (Pavilhão Governador Nogueira Garcez); o Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira; o viveiro Manequinho Lopes; a divisão da fauna; o herbário municipal e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.
Telefone: (55 – 11) 5573 4180.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 24h.
Site: http://www.parquedoibirapuera.com
Estacionamento: área interna, segunda a sexta, das 19h às 20h. Sábados e feriados, das 8h às 18h. Área externa, sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Os frequentadores podem estacionar seus carros por meio do cartão zona azul, vendido no local ao preço de R$ 3, para duas horas.