Pontos turísticos de São Paulo: Parque Estadual da Água Branca

0
1
Foto de Dennis Fidalgo
Foto de Dennis Fidalgo

O Parque Estadual da Água Branca é um ótimo lugar para passar tempo em família, realizar atividades de lazer ou simplesmente descansar em meio a natureza em São Paulo. Oficialmente batizado de Parque Fernando Costa, o distrito localizado na Barra Funda, Avenida Francisco Matarazzo, tem 136.765.41 m² e prédios antigos recheado de história além da sua área verde.

O parque foi idealizado pela SRB (Sociedade Rural Brasileira) e começou a ser formado em 1905 mas sua inauguração deu-se em 2 de julho de 1929 pelo então Secretário de Agricultura Fernando de Sousa Costa, responsável por fornecer novas vertentes à indústria animal. O objetivo inicial era abrigar exposições e provas voltadas à zootecnia, o parque foi criado em um período no qual a Avenida Água Branca não tinha sido sequer criada. No ano de 1996, o local foi tombado pela Condephaat como patrimônio cultura, arquitetônico, tecnológico, paisagístico e cultural do estado de São Paulo. Oito anos mais tarde, foi a vez da CONPREST reconhece-lo por seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico-ambiental.

Pontos turísticos de São Paulo: Parque Estadual da Água Branca
Foto de Dennis Fidalgo

Instituições com sede no Parque:

Em sua área, abriga o Fundo Social de Solidariedade do Esta de São Paulo e o FUSSESP (antigo Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo). A sede do Fundo, anteriormente, funcionava em um palacete antigo da Avenida Rio Branco, em Campos Elísios, em frente ao antigo Palácio do Governo Paulista. O Parque também abriga diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinos e a AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos de São Paulo), além do Instituto de Pesca e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, entre outras instituições.