O Parque do Carmo é um parque municipal localizado na região leste de São Paulo. É o segundo maior parque urbano da cidade e um dos maiores da região metropolitana. Conta com uma imensa reserva de Mata Atlântica, além de uma vasta fauna e flora.
Leia também: Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo 2015
Localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho, para a criação do parque foram mantidos o prédio sede em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e toda área ajardinada. Atualmente foram registradas 242 espécies de flora, das quais 9 estão ameaçadas como a copaíba, o pau-brasil e as samambaiaçus. São 135 espécies de fauna, sendo 10 de répteis, a exemplo do lagarto florestal conhecido como papa-vento; além de sete de mamíferos e 118 de aves.
Fazem parte da infraestrutura do parque o Museu do Meio Ambiente, um monjolo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de Cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, sanitários e redários. Funcionam também no local os DGDs Leste 1 e 3, o Viveiro Arthur Etzel, o Planetário, a Base Setorial, o Bosque da Leitura (SMC) e a Base da Guarda Civil Metropolitana.
Leia também: Holambra, a capital latina das flores em São Paulo
Uma das principais atrações do parque é o Bosque das cerejeiras, junto ao monumentos à imigração japonesa. Há quase 40 anos realizada no parque, a tradicional Festa das Cerejeiras comemora o florir da árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca da comunidade nipônica que vive na região. Todos os anos, no mês de agosto, ocorre a prática do “hanami”, ritual que consiste em sentar-se sob as árvores e contemplá-las por longo período.
Endereço: Av. Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera
Telefone: (11) 6748-0010
Bosque da Leitura: Todos os domingos, das 09h30 às 16h