Inaugurado em setembro de 2003, o Parque da Juventude substituiu a Casa de Detenção do Carandiru por uma grande área verde, na Zona Norte de São Paulo. São três espaços criados dentro do complexo, trazendo esporte, lazer e cultura para seus visitantes.
A primeira fase de adaptação, criada em 2003, chamada Parque Esportivo incluiu diversas instalações: pista de skate, dez quadras poliesportivas, áreas de descanso, vestiários e pista para caminhada.
A segunda fase, denominada Parque Central, foi inaugurada em 2004, com 95 mil m², inclui um conjunto de atrativos: arvorismo, grande área verde com alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas. As antigas passarelas de vigia da muralha do antigo presídio, que foram preservadas, também são uma atração para os visitantes.
A terceira fase, chamada Parque Institucional, tem sua entrada localizada em frente à estação Carandiru do metrô, facilitando o acesso dos visitantes. Nessa área está localizado o prédio das Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) e o posto do Acessa SP, com mais de 100 computadores com acesso a internet, que oferece oficinas gratuitas.
A Biblioteca de São Paulo também está localizada nessa área. Com um acervo de 30 mil livros e 4 mil m², a biblioteca tem espaços especialmente destinados a leitura. Existem ainda dois espaços infantis, além de áreas exclusivas para o público infanto-juvenil e adulto: um auditório para exposições, workshops, encontros dinâmicos e estudos de comunidades, palestras e projeções de filmes.
Endereço: Av. Zachi Narchi, 1309 – Santana.
Telefone: (11) 6223-0019 e (11) 6223-0895