O Parque Burle Marx tem 108 mil m² e três opções de trilhas onde são encontradas as mais diversas surpresas, como por exemplo, uma casa de taipa e pilão construída no século XIX e utilizada por bandeirantes. A trilha “A” possui 350m e é aconselhada para iniciantes por ser mais plana. A trilha “B” tem 850m e possui um pouco de subida. Já a trilha “C” possui 1.050m e é aconselhada para pessoas com bom preparo físico por ser em grande parte uma subida.
O terreno do parque, durante a década de 40, era propriedade do empresário Baby Pignatari que resolveu construir uma casa para morar com sua futura esposa, a princesa austríaca Ira Von Furstemberg.
Na época da construção ele contratou o arquiteto Roberto Burle Marx, que já era um talentoso e reconhecido paisagista, para idealizar e realizar os jardins de sua residência projetada pelo igualmente famoso Oscar Niemeyer.
No entanto, o casal se separou e a casa permaneceu inacabada durante muitos anos. Até que na década de 90 recebeu adaptações para se tornar um parque aberto à visitação.
O grande atrativo da fauna do parque são os saguis de tufo branco, uma espécie exótica que vive solta na mata e interage com os visitantes. São também bastante abundantes teiús, gambás, tartarugas, preás e peixes. Todos esses animais podem ser encontrados em uma flora marcada por um jardim com 15 palmeiras imperiais.
O Parque Burle Marx oferece a turistas e moradores de São Paulo uma chance para fugir da poluição e encontrar no local um ambiente tranquilo e harmonioso. Dentre as atividades gratuitas oferecidas pelo parque estão as práticas do tai chi chuan, do canto e da dança.
Horário de funcionamento: das 07h às 19h
Entrada Gratuita
Endereço:
Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200
CEP: 05707-400 – Parque do Morumbi – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3746-7631 / (11) 3776-7497
E-mail: comunica@fab.org.br
–