Sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes é um ponto histórico importante da cidade. Localizado no bairro do Morumbi, também abriga as Casas Civil e Militar, algumas secretarias de estado e um amplo acervo histórico e artístico aberto à visitação pública.
Projetado por Francisco da Nova Monteiro, a pedido do Conde Francisco Matarazzo Júnior, para abrigar uma universidade, começou a ser construído em 1955. Dificuldades financeiras levaram ao abandono do projeto original e, por consequência, o imóvel passou a ser posse do Governo do Estado de São Paulo, que em 1970 tornou o local sua sede oficial.
Aprimorando conhecimentos de história, cultura e arte, o Palácio oferece uma mostra permanente de obras de diversos artistas como Cândido Portinari, Djanira Motta e Silva e Alfredo Volpi. O acervo também traz o Brasão de Armas do Estado de São Paulo feito em bronze, pinturas de retratos de ex-governadores, diversas litografias e um mezanino.
O jardim é outro destaque, com 125 metros quadrados, mais de 2 mil árvores, entre elas pau-brasil, ipê-amarelo, palmeira-jerivá, castanheira, jatobá e araucária, além das mais de 40 espécies de aves, como picapau, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico e sabiá-laranjeira.
Serviço Palácio dos Bandeirantes:
Endereço: Av. Morumbi, 4.500. Portão 2 – Morumbi.
Fone: (11) 2193-8282
Vistas orientadas: De terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora) com entrada franca.