abr 17, 2015 Estética, Notícias, Saúde
Quando as orelhas apresentam alguma saliência e atrapalham a autoestima da pessoa, é possível que se faça uma correção, por meio de otoplastia. O procedimento de otoplastia faz com que as orelhas sejam aproximadas da cabeça e a curvatura seja diminuída.
Normalmente, a operação é feita ainda na infância e adolescência, a partir de 5 anos de idade, quando já existe um desenvolvimento das estruturas anatômicas. Para realizar a cirurgia, o paciente deve ser saudável, não tendo nenhuma doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.
Durante o procedimento, uma dobra mais proeminente da cartilagem da orelha é remodelada, uma elipse de pele atrás da orelha é removida e todo o pavilhão auricular é fixado à cabeça. A duração da cirurgia é de aproximadamente duas horas, sendo realizada sob anestesia local ou geral.
O resultado permanente da cirurgia plástica poderá demorar alguns meses. Após, ele perdurará por anos. Ocasionalmente, pode acontecer uma recidiva em algum grau. Neste caso será necessário um procedimento complementar.
A dor pós-operatória é bastante tolerável com o uso de analgésicos comuns. O paciente pode ter alguma equimose ou edema nas primeiras duas ou três semanas depois da cirurgia. Recomenda-se o uso de uma faixa para dormir à noite durante um mês após a otoplastia.
Este procedimento pode ser realizado na Clínica Leger, em São Paulo.
Veja também:
Cirurgia Plástica em Recife