Conhecido por ser um distúrbio de caráter psicológico, o transtorno bipolar leva as pessoas a terem alterações extremas de humor que podem se manifestar como episódios depressivos ou como episódios de mania. Esses episódios de mania se caracterizam por períodos de euforia, atividades físicas e cognitivas intensas, além de falta de bom senso e autocontrole. O paciente que sofre essas alterações de humor pode passar por elas tanto de forma mais acentuada, quanto de forma mais discreta. Atualmente, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores de transtorno bipolar em suas diferentes intensidades.
São diversos sintomas que caracterizam ambas as fases do transtorno bipolar. O paciente em estado depressivo apresenta: anedonia, sensação de inutilidade, culpa excessiva, dificuldade de concentração, estado deprimido, distúrbios do sono, fadiga, ideação suicida, distúrbio psicomotor e distúrbio alimentar. O paciente em estado maníaco apresenta: fuga de ideias, verborragia, necessidade de sono diminuída, autoestima elevada, inquietude, distratibilidade, impaciência, irritabilidade, ansiedade e impulsividade.
Confira os três tipos de transtorno bipolar
O transtorno bipolar afeta tanto homens quanto mulheres da mesma forma. Geralmente, tem início entre os 15 e 25 anos de idade. Existem pelo menos 3 tipos de transtorno bipolar: transtorno bipolar I, transtorno bipolar II e ciclotimia. O paciente com transtorno bipolar I apresenta um predomínio de episódios maníacos intercalados com episódios de depressão. Já o paciente com transtorno bipolar II apresenta um predomínio de episódios depressivos intercalados com alguns episódios mais leves de mania. Nesse estágio é comum o indivíduo não perceber que está com o problema, recusando ajuda e relativizando os sintomas. Nos casos de ciclotimia, os indícios de bipolaridade persistem por pelo menos dois anos e intercalam períodos em que os sintomas de mania são leves e os períodos em que a depressão não é tão profunda.
Para que o quadro de bipolaridade seja identificado, são realizados exames por meio de observação e análise de comportamentos, pensamentos e sentimentos do paciente em questão. O tratamento do transtorno bipolar pode ser através de medicação variada e específica, podendo incluir ajuda psicoterápica.
Veja mais sobre tratamento para transtorno bipolar.