jun 25, 2015 Cidades, Entretenimento, Espetáculos
Orquestra Barroca do Amazonas apresenta o projeto “Ópera no Brasil Colonial” entre 26 de junho e 05 de julho em sete cidades de São Paulo. Os espetáculos fazem parte da turnê de divulgação do cd homônimo lançado pelo grupo especialista em música lírica luso-brasileira do período colonial.
Utilizando cópias fieis de instrumentos de época, a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), fará apresentações gratuitas em Campos do Jordão, no dia 26 de junho; em São Paulo capital, no dia 28; em Bauru, no dia 30; em Ribeirão Preto, no dia 1º de julho, a única apresentação não gratuita; em Tatuí, no dia 03; em Campinas, no dia 04; e em Rio Claro, no dia 05.
O grupo fundado em 2009 por professores e alunos da Faculdade de Música da Universidade do Amazonas, adotou um formato compacto que facilita a saída em turnês. Com o apoio do governo federal, Orquestra Barroca do Amazonas já se apresentou em diversas capitais do Brasil e do mundo, incluindo localidades “fora do roteiro”, como as cidades de Itacoatiara e Manacapuru no sertão do Amazonas e Salamanca na Espanha. O repertório que será apresentado na capital e no interior de São Paulo faz parte do segundo CD da OBA, que tem ainda “Dei Due Mondi” de 2013 e Dramma, lançado este ano.
No repertório de Ópera no Brasil Colonial estão trechos de Capitão Belizário, Mangerona e Demetrio, As Variedades de Proteu, Precipício de Faetonte, A Mulher Amoroza, Dido Desamparada e Guerras do Alecrim. Os concertos tem 75 minutos de duração e são semi-encenados em formato didático, incluindo material impresso de apoio distribuído gratuitamente.
De 26 de junho e 05 de julho – gratuito menos em Ribeirão Preto
Roteiro:
– Dia 26 de junho, Campos de Jordão
Teatro Cláudio Santoro, 20h
– Dia 28 de junho, São Paulo capital
Capela da PUC, 19h45
– Dia 30 de junho, Bauru
Teatro Veritas, na Universidade Sagrado Coração (USC), 20h
– Dia 1° de julho, Ribeirão Preto – valor do ingresso ainda não definido
Teatro Minaz, 20h
– Dia 03 de julho, Tatuí
Teatro Procópio Ferreira (Conservatório de Tatuí), 20h
– Dia 04 de julho, Campinas
Igreja de São José, 18h30
– Dia 05 de julho, Rio Claro
Teatro Felícia Alem Alam (Teatro do Centro Cultural Roberto Palmari), 20h