jun 17, 2015 Cidades, Notícias
Ônibus a hidrogênio transportará passageiros no trecho Diadema/Morumbi no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD). Três veículos totalmente sustentáveis, livres de material particulado e gases de efeito estufa, integram a primeira frota de ônibus a hidrogênio do país.
Desenvolvido pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.), o projeto do Governo do Estado é 100% brasileiro. Isso significa que nele estão incluídos benefícios não apenas para saúde e o ambiente, mas também para o crescimento do Estado e do país. Além de eliminar apenas vapor d’água pelo escapamento, os ônibus a hidrogênio tem tração nacional e sistemas de controle e integração a bordo aperfeiçoados. O protótipo circula no mesmo corredor desde 2010. Somente Canadá, Alemanha e Estados Unidos tem veículos similares, que inclusive oferecem mais espaço aos passageiros.
Os ônibus a hidrogênio de São Paulo são abastecidos na estação de produção e abastecimento de hidrogênio, instalada na Unidade São Bernardo do Campo da EMTU. Lá, os eletrolisadores separam os átomos de oxigênio e hidrogênio das moléculas de água, deixando o oxigênio escapar para a atmosfera e comprimindo o hidrogênio para ser utilizado como combustível. Todo o processo é operado pela Petrobras Distribuidora utilizando eletricidade.
Considerados uma conquista nacional por terem sido totalmente desenvolvidos no Brasil, os ônibus a hidrogênio, foram decorados com pássaros representativos da fauna brasileira. Cada um deles foi batizado com o nome de uma espécie: Ararajuba, ave Amazônica, Tuiuiú, característico do Pantanal e Sabiá Laranjeira, decretado como um dos quatro símbolos nacionais. A identidade visual dos ônibus a hidrogênio também lembra a neutralidade dos veículos em relação ao ambiente.