Um dos principais pontos turísticos da capital paulista vai ganhar mais um atrativo. O Theatro Municipal de São Paulo vai inaugurar um bar com música ao vivo em seu espaço subterrâneo. O objetivo é que esse bar funcione à noite, com direito a comidas, bebidas e apresentações musicais.
O Salão dos Arcos fica abaixo da plateia e do hall do Theatro Municipal de São Paulo. Ele possui 340m² e é formado por diversos arcos de pedra e tijolos inspirados nas antigas construções romanas, que eram erguidas sem cimento.
Devido aos anseios da alta sociedade paulista – cada vez mais refinada devido ao dinheiro proveniente da exportação de café – de possuir uma classe de espetáculos semelhante àquelas da Europa, para receber grandes artistas da música e teatro.
As obras para o Theatro Municipal começaram em 1903, pelo arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Claudio e Domiziliano Rossi, com o investimento dos barões do café e incentivos fiscais. Ela foi aberta em 12 de setembro de 1911, para 20 mil pessoas e ilustres conhecidos.
A construção foi baseada na Ópera de Paris, com traços renascentistas e barrocos na fachada. Em seu interior, adornos e obras de arte como bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.
Desde então, o Theatro Municipal de São Paulo recebeu alguns dos principais artistas e companhias artísticas mundiais na primeira metade do século XX. Também recebeu a Semana da Arte Moderna, de 1922.
Hoje ele é parte de uma fundação e conta com corpo artístico formado e abriga grupos artísticos, bem como as escolas municipais de música e dança.
A expectativa em torno da inauguração se deve à longa jornada do empreendimento. A licitação para ocupar o subterrâneo do local foi liberada em 2016, mas, devido a problemas administrativos do teatro, o projeto precisou ser adiado.
Comes e bebes são servidos sobre longos balcões luminosos, que remetem ao bar do hotel Overlook, onde se passa “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick. A inspiração, por sua vez, casa com as histórias mal-assombradas sobre o subterrâneo do Municipal.