maio 23, 2014 Entretenimento, Espetáculos
Até o início de junho São Paulo terá muita marmelada e muita goiabada com o Festival Internacional SESC de Circo. Ao todo são 23 espetáculos de 7 países que mostrarão o melhor e o pior das técnicas circenses. O festival pretende fazer uma desconstrução da técnica apurada do picadeiro, propondo novos jeitos de executar velhos números. Sob o tema [des]virtuose, o Festival Internacional SESC de Circoirá evidenciar principalmente o erro.
No universo fantástico do circo somos carregados para diferentes imaginários e presenciamos momentos invejáveis de riscos e aventuras que acabam sempre bem. Mas no fundo, os personagens que vemos no centro destas peripécias são tão humanos quanto nós. Com defeitos, fragilidades e um lado emocional que se esconde atrás da técnica. A ideia do Festival Internacional SESC de Circo é revelar o que sempre recomendou-se esconder. É mostrar os erros. Deixar evidente que para serem heróis os protagonistas precisaram de um treinamento exaustivo. Assim como a vida, o circo também é feito de erro e acerto.
E o Festival Internacional SESC de Circo vai além. Aqui o circo deixará de ser apenas um mundo de aventuras, para incluir reflexões contemporâneas sociais, políticas e pessoais. Apresentando-se como uma arte atualizada e conectada com os dilemas de seu tempo. Ao distanciar-se da fantasia e expor o erro como parte do processo de criação, as trupes do Festival Internacional SESC de Circo tornam esta arte mais humana.
A técnica pela técnica pode ser extremamente cansativa. Especialmente em uma arte milenar da qual já se conhece boa parte dos atos. No Festival Internacional SESC de Circo, a identificação ocorre mediante a dificuldade, no momento em que um público respeitável passa a apoiar o artista após o primeiro ou o segundo erro. Até que ele acerte.
O Festival Internacional SESC de Circo terá além dos espetáculos, intervenções artísticas, atividades formativas, exposição, exibição de filme, workshop, encontros e debates. Confira a programacão completa no site do festival.