dez 15, 2014 Notícias
Até 2017 serão construídos sete novos prédios na Avenida Paulista, além de ciclovia, cruzamento sem semáforos para ônibus e novas estações de metrô. Com a maioria das construções erguidas entre os anos 70 e 80, a principal via da cidade tem espaços por R$ 29 mil o metro quadrado.
O primeiro dos novos prédios na Avenida Paulista a ficar pronto deve ser o do shopping Cidade de São Paulo, previsto para abril de 2015. Serão cinco andares com oito restaurantes, seis salas de cinema e um teatro. Mais de 90% das 160 lojas já foram comercializados. No térreo, um jardim com 60 árvores nativas. O investimento foi de R$ 500 milhões. Anexo ao shopping, no terreno onde ficava o casarão da família Matarazzo demolido em 96, será construída a Torre Matarazzo (foto), com 13 andares para escritórios, por onde devem circular mais de 3.000 pessoas. A edificação terá classificação “triple A”, o que significa sistemas de economia de energia e adequações térmicas e acústicas.
Para 2016, esta programado o fim da reforma reforma do Sesc Paulista, que iniciou em 2010. O prédio de 15 andares deverá incluir três salas de espetáculo, áreas de exposição, um restaurante e espaços para brincar, ler e fazer ginástica. Ao lado do Sesc será inaugurado em abril de 2015 a Paulista Tower, um prédio comercial com dez andares comerciais que custam R$ 29 mil o metro quadrado. Lembrando que espaços similares no Paraíso e na Bela Cintra, custam R$ 15 mil o m². Outras duas torres de negócios estarão entre os novos prédios na Avenida Paulista nos próximos anos.
Em 2017, a avenida ganhará um novo vão-livre, que será parte da sede do IMS (Instituto Moreira Salles), foto. Em uma plataforma situada a 15 metros de altura, será possível ver a avenida a partir de um mirante. Além dos espaços expositivos, o prédio do Instituto terá café e um cinema. Outro espaço cultural entre os novos prédios na Avenida Paulista é o anexo do Masp, na esquina com a Rua Professor Otávio Mendes que até agora recebeu R$ 18 milhões em investimento. O anexo está com as obras paralisadas e não tem previsão de conclusão.
Dentro do projeto de 400 km de ciclovia da cidade de São Paulo, a Paulista deverá receber uma faixa exclusiva ao longo de toda a via. A nova ciclovia prevista para o primeiro semestre de 2015 será estendida até a Av. Bernardino de Campos, que deve ganhar ainda reforma nas calçadas e na sinalização, com os totens pretos. No cruzamento com a Consolação, no lado oposto da Avenida, 13 linhas de ônibus passarão a ganhar tempo com ao evitar semáforos. Além dos novos prédios na Avenida Paulista, radares fixos também deverão ser instalados na rota.
Outras obras de mobilidade também facilitarão o fluxo, como por exemplo a abertura de um novo acesso à estação Paulista/Consolação pela Bela Cintra. Ainda sem previsão de conclusão, o projeto prevê também um novo túnel para pedestres no local. Para aliviar o movimento na estação, outras duas paradas devem ser inauguradas na linha 4 em 2015, facilitando a visita aos novos prédios na Avenida Paulista.