nov 07, 2018 Bem Estar, Comportamento, Homem, Saúde, Slider, Tratamento e Prevenção
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Só fica atrás do câncer de pele. E o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente.
Mas, por preconceito, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.
Mesmo com tantas campanhas de prevenção, o mito de que o exame afeta a masculinidade ainda permeia a mente do público masculino.
Mas superar o preconceito e fazer o exame passa a ter muito mais valor quando o que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida.
Para marcar o Novembro Azul, mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, várias atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Itapetininga.
As equipes das UBS irão reforçar o atendimento para o público masculino para diagnóstico, tratamento do câncer e também na detecção e prevenção de outras doenças.
Nas Unidades Básicas de Saúde o atendimento é feito das 7h às 19h. Confira os endereços abaixo:
Praça Nove de Julho, 518, Centro
Av. Waldomiro de Carvalho, 180
Rua Esaú Isaac, 350
Rua Heitor Calazans Moura, 281
Rua Gov. Lucas Nogueira Garcês, 301
Nas unidades de saúde, agendamentos de exames de sangue serão feitos para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista ou que não tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos 12 meses.
Exames de ultrassom para verificação do tamanho da próstata e toque retal também serão realizados, ambos solicitados conforme critério médico, de acordo com necessidade de cada paciente.
Os pacientes que tiveram os exames normais, os resultados serão entregues na unidade de saúde de origem. Os pacientes que tiverem resultados alterados serão encaminhados para consultas com o médico urologista.
Desde a última segunda-feira até o fim do mês, a Estação Clínicas recebe 13 cartazes com informações sobre doenças masculinas, com maior ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante todo mês um dos acessos da Estação Trianon-Masp terá uma intervenção cromática, que deixará o teto azul. Já a Estação Sumaré será iluminada à noite com a cor da campanha.