set 14, 2018 Comportamento, Mulher, Serviços, Slider
Antigamente, era comum ver as mulheres da família tecendo roupas, toucas e cachecóis para os filhos e netos. Cada ponto dado na linha aquecia uma geração de corações que se derretiam ao falar da origem do que estavam usando.
Depois de um certo hiato, eis que a moda volta e está fazendo sucesso no mundo todo em lugares como o Novelaria Knit Café, espaço de convivência em São Paulo onde pessoas de todas as idades se enrolam entre novelos e boas histórias.
Os chamados “Knit Cafés” pipocaram em vários lugares do mundo nos últimos anos, como Japão, Estados Unidos e Europa. Apesar do movimento ainda ser tímido no Brasil, já faz barulho em lugares como o Novelaria.
Após trabalhar 30 anos com produção, a empreendedora Lica Isakse uniu com uma amiga e abriu as portas da Novelaria Knit Café na Vila Madalena. Atualmente tem a amiga Aida Fonseca como sócia, que mora no Uruguai.
O lugar tem cara de casa de vó, decorado com móveis vintage e alguns toques modernos. Tudo muito fofo e aconchegante. Nos sofás, poltronas, cadeiras de jardim e até no tapete os alunos se jogam na sua imaginação e focam nas agulhas.
Entre um ponto e outro podem tomar um chá, comer um bolinho, ver as peças disponíveis para venda na bancada coletiva, trocar referências e compartilhar a mesma paixão.
As aulas de tricô, crochê, bordado e tear na Novelaria Knit Café podem ser avulsas ou por pacotes mensais e se dividem em cursos e oficinas para crianças, jovens, homens e mulheres, mas todos convivem juntos. As professoras acompanham cada aprendiz nos mãos diversos níveis de aprendizado.
As vantagens do tricô, crochê e outros trabalhos manuais são comprovadas pela ciência. Um estudo da Harvard aponta que a modalidade não só cresceu muito nos últimos 10 anos, mas que também promove um estado de relaxamento semelhante ao da meditação e da ioga, reduzindo os níveis de estresse.