
Nessa sexta-feira, dia 26 de dezembro, o sistema Cantareira registrou crescimento no seu volume d’água pela terceira vez consecutiva. O principal reservatório da região metropolitana de São Paulo está operando agora com 7,4% de sua capacidade. Ontem, o nível da Cantareira era de 7,2%.
No entanto, foi na quarta-feira, dia 24 de dezembro, que se registrou o maior aumento do nível da Cantareira, de 6,7% para 7%. O fato chama a atenção, pois a última vez que a régua do manancial não apontou uma queda em relação ao dia anterior foi no dia 16 de abril, a mais de oito meses atrás. Desde então, a ampliação do nível da Cantareira só aconteceu através de bombeamento de águas de volume morto no reservatório.
Baixo nível da Cantareira pode gerar multa

Com os reservatórios da grande São Paulo em risco de colapso, o governador Geraldo Alckmin decidiu tomar mais uma medida preventiva e instaurar no próximo mês uma sobretaxa para punir aqueles que desperdiçarem água nas suas casas. A proposta é de gerar uma multa de 20% na conta de água para aqueles que consumirem um valor menor ou igual a 20% da média do consumido de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Para quem gastar uma quantidade de água acima de 20% da média, o ônus será de 50%.
No entanto, esta medida ainda depende de uma audiência pública, em que a Arsesp (Agência Reguladora Estadual de Saneamento) debaterá a aplicação ou não dessa sobretaxa.