dez 03, 2013 Saúde, Tratamento e Prevenção
O neurinoma do acústico é um tumor que se desenvolve no nervo vestibular, responsável pelo equilíbrio e audição e também pelos movimentos da face. Pacientes que sofrem com neurofibromatose tipo 2 apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença.
Alguns dos sintomas mais comuns do neuroma do acústico são a perda de audição e a perda de equilíbrio. O tumor pode afetar outros nervos próximos ao vestibular, causando sintomas como dores de ouvido, visão dupla e sensibilidade da face.
Exames físicos do paciente, combinados com o histórico clínico, podem apresentar os primeiros indícios da doença. Exames neurológicos e ontológicos, bem como a observação do sintomas, também pode auxiliar no diagnóstico. A confirmação do quadro vem a partir da realização de exames de imagem, como tomografia de crânio e ressonância magnética. É comum a confusão entre o neurinoma e o meningioma cerebral ou metástase cerebral.
Tanto a cirurgia quanto a radiocirurgia apresentam riscos. A escolha do tipo de tratamento usado deve ser feita visando as melhores chances de preservação dos nervos faciais e da audição.
Em certos casos, é possível apenas acompanhar o crescimento do neurinoma do acústico, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, pois ele apresenta um crescimento bastante lento. Nesse caso, a idade do paciente e suas condições clínicas também devem ser levadas em conta.
Caso não seja possível apenas acompanhar o crescimento, deve-se retirar o tumor através da microcirurgia. Essa opção é recomendada para tumores que causam vertigem no paciente.
A radiocirurgia é recomendada para pacientes idosos, com a saúde já comprometida ou que já desenvolveram o neurinoma do acústico em outra ocasião.