nov 22, 2018 Entretenimento, Exposição, Museus, Slider, Turismo
O Museu do Dentista ou Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP – Dr. Elias Rosenthal) está localizado em Santana, zona Norte de São Paulo, está localizado no 1º andar do prédio da APCD Central e é considerado um dos melhores museus da categoria na América Latina.
O local possui 250 mil m² e conta a história da odontologia no país, com um acervo que contém mais de 16 mil itens, desde aparelhos e peças usadas pelos dentistas a livros e revistas dos séculos 14, 15 e 18.
O Museu do Dentista fica aberto de segunda a sexta e a visitação é gratuita.
Os visitantes podem ter acesso aos itens escritos e conferir diversos aparelhos, instrumentos antigos como o do primeiro século da nossa era, fotos que detalham a evolução da odontologia e a criação dos cursos no mundo, há 165 anos atrás.
A reserva técnica do Museu do Dentista está localizada num depósito ocupando área de 150m².
O acervo é atualmente constituído de 30.258 itens, sendo 5.152 peças em exposição, 5.074 livros, 5.401 revistas, 1.169 DVS, 1.745 VHS e 11.717 de documentos e reserva técnica detalhando a evolução da Odontologia à criação dos cursos no mundo, há 167 anos.
Conta também com instrumentais mais antigos, como do século I da nossa era e séculos XIV, XV e XVIII.
Tem havido grande preocupação no sentido de enriquecimento, detalhando aparelhos, instrumentais, materiais e medicamentos nos consultórios de cada época.
O museu está inscrito no Ministério da Cultura e Educação e faz parte também do calendário oficial da cidade de São Paulo.
Foi considerado pela comissão do MEC como um museu digno de ser tombado como patrimônio da Odontologia.
É considerado o maior e mais rico dos museus brasileiros e um dos melhores da América.