Em 1948 nasce o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), uma iniciativa do empresário Francisco Matarazzo, que cria uma versão brasileira do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.
Atualmente ele está localizado no Parque do Ibirapuera e é considerado um dos mais importantes museus da América Latina. A entidade contém mais de 5 mil obras concebidas por mais de mil artistas representantes da arte moderna e contemporânea brasileira.
O local oferece duas galerias para exposições, ateliês, biblioteca e um auditório com capacidade para atender 200 pessoas. Um restaurante e uma loja própria com objetos de design e produtos com a grife do MAM, completam a estrutura do museu.
A Biblioteca do MAM disponibiliza mais de 65 mil títulos e documentos tanto para especialistas como para o grande público. Além disso o setor de publicações edita catálogos, obras específicas e a revista trimestral “Moderno”.
As atividades diárias são bastante diversificadas, incluindo opções para atividades culturais e educativas, disponibilização de espaços para cursos e oficinas e agendamento de visitas monitoradas.
Algumas áreas ainda são contempladas com a vista do Parque do Ibirapuera e do jardim de esculturas, com paisagismo planejado pelo arquiteto Burle Marx.
Parque Ibirapuera, portão 3
(Av. Pedro Alvares Cabral, s/n°)
CEP: 04094-000 São Paulo|SP – Brasil
(11) 5085-1300
atendimento@mam.org.br
Acessível para deficientes físicos.
Horário
Terça a domingo, 10h – 18h.
Bilheteria até 17h30.
:: Ingresso
R$6,00 e gratuidade aos domingos.
Meia entrada para estudantes, mediante apresentação da carteirinha.
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 65 anos, sócios do MAM, funcionários de empresas parceiras, vendedores autônomos do parque Ibirapuera, taxistas, frentistas, agentes ambientais, da CET, da segurança e das estações do Metrô, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar perante comprovação.
Agendamento de grupos
(11) 5085-1313 ou educativo@mam.org.br
Estacionamento
Zona Azul. R$3,00 / 2h. Seg – sex, 10h – 20h. Sáb, dom e feriados, 08h – 18h.
Crédito das imagens: Eduardo Barcellos