Movimento Elefantes de big bands embala a cidade todas as semanas

Todas as semanas o Movimento Elefantes oferece aos paulistanos a oportunidade de ver no mínimo duas big bands ao vivo. Às segundas na Central das Artes e no meio da semana no Teatro da Vila. Fundado em 2009, o Movimento agrega mais de 150 músicos que desenvolvem uma estratégia colaborativa para difundir a música instrumental.

movimento elefantes de big bands

As big bands foram muito populares entre os anos 20 e os anos 50, a chamada época de ouro do Swing, que animava os bailes da época. Fundamentadas no Jazz, os grupos geralmente contêm de 12 a 25 músicos que formam quatro naipes de instrumentos: os saxofones, os trompetes, os trombones e a base harmônica que é sustentada por piano, guitarra, baixo e bateria. As big bands são conjuntos instrumentais cujo destaque são os metais. Durante as apresentações sempre acontecem solos e improvisações, tudo guiado pelo “líder da banda”, que na maioria das vezes é o 1º trompetista. A partir do meio do século passado, as big bands também acompanharam cantores como Frank Sinatra e Phill Collins.

O estilo teve alguma popularidade no Brasil nos anos 60. Roberto Carlos, por exemplo, é acompanhado por uma big band até hoje. Mas de forma geral este tipo de formação instrumental perdeu a força ao longo dos anos. O objetivo do Movimento Elefantes é associar as big bands de São Paulo para que juntas seja possível promover com maior facilidade tanto os grupos que ainda mantêm o estilo vivo, quanto a música instrumental em geral.

A iniciativa é inédita no Brasil. Um coletivo de bandas similares que apoiam-se para divulgar determinado tipo de som é uma ideia inovadora e que vai de encontro ao mercado musical selvagem em que cada grupo luta sozinho por seu espaço. O reconhecimento dessa originalidade veio com o ‘Prêmio Economia Criativa’ na categoria ‘Gestão de Empreendimentos’ concedido ao Movimento Elefantes em 2012 pelo Ministério da Cultura.

show de orquestra do movimento elefantes

As big bands do Movimento Elefantes possuem ainda a originalidade de trabalhar com músicas autorais, sem deixar de interpretar compositores brasileiros, latinos e de jazz. A formação instrumental parecida de cada grupo não impede a sonoridade particular de um coletivo que abriga conjuntos com quase 40 anos de história.

Com a produção do DVDê e do CDê, o Movimento Elefantes tornou físico o trabalho de democratização da música instrumental. O coletivo incentiva a cópia dos registros com a adição do pequeno “ê” formando a palavra “dê”, ou seja: ouça, copie e passe adiante.

Serviço Movimento Elefantes:

Acompanhe as apresentações do Movimento Elefantes, acesse

http://teatrodavila.org.br/

https://www.facebook.com/movimentoelefantes

https://www.facebook.com/centraldasartes.sp

 

 

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img