dez 16, 2013 Comportamento, Homem, Moda, Mulher
O Moda Livre é o primeiro aplicativo criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre venda de roupas que não utilizem o trabalho escravo como mão de obra. Lançado no Brasil no último mês, o Moda Livre está disponível para download para iPhone e Android.
O propósito do aplicativo é trazer ao público que ações as principais varejistas de roupas do país vêm tomando para evitar que o vestuário vendido por elas seja produzido por mão de obra escrava. Além das 10 maiores lojas varejistas de vestuário, o aplicativo conta com as empresas que foram flagradas pelo Ministério do Trabalho em casos de trabalho escravo. No total, são 22 marcas nessa primeira versão. A intenção é que o aplicativo seja atualizado e acrescido de novas marcas ao longo do tempo.
As empresas listadas no Moda Livre foram convidadas a responder um amplo questionário com quatro indicadores: políticas, monitoramento, transparência e histórico. A partir das respostas, as empresas foram classificadas em três categorias que variam conforme a cor – verde, amarelo e vermelho. Quem se recusou a responder a pesquisa foi automaticamente classificada na categoria vermelha.
O aplicativo, desenvolvido a partir da apuração da Repórter Brasil e do design e desenvolvimento da agência PiU Comunica, faz parte da comemoração do aniversário de Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 65 anos.